Os sintomas de pedra nos rins nem sempre são claros. Na verdade, em muitos casos, o paciente pode ter pedra nos rins e nem mesmo tomar conhecimento, por não apresentar sintomas. O organismo desses pacientes se encarrega de expelir as pedras espontaneamente, mas isso ocorre sem ser percebido, devido ao tamanho das pedras ser muito pequeno.
No entanto, quando os cálculos renais (nome médico das pedras nos rins, também chamadas litíase renal) crescem demais, podem causar grandes desconfortos e dificuldades nas funções urinárias. O paciente pode então sofrer dores quase intoleráveis e apresentar outros sintomas, que detalharemos a seguir.
Alguns sintomas de pedra nos rins
Vou explicar aqui uma lista deles, que lhe servirão como informação. Mas o diagnóstico seguro sempre virá da avaliação feita por um urologista.
- Dor na região lombar que irradia para o abdômen: a lombar é a parte mais baixa das costas, chegando nos quadris. As dores características dos cálculos renais são temidas por muitas pessoas, e não é para menos. De fato, estamos falando de dores muito intensas, que ocorrem na forma de cólicas – crescem subitamente e depois cessam. É aquela dor no abdômen que faz o paciente querer se encolher.
- Ardência ao urinar: esse sintoma também está presente na infecção urinária, por exemplo. A dor ou queimação ao urinar, geralmente sentida na uretra, acontece quando há obstrução em algum ponto do trato urinário, causada pelo cálculo renal que se trancou.
- Hematúria: sangue na urina. Ocorre que as pedras nos rins podem atrapalhar a função de filtragem do órgão. Isso faz com que uma quantidade elevada de hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) seja liberada na urina. Outra explicação possível para a hematúria é que alguma pedra esteja ferindo a parede de uma via urinária, causando um leve sangramento, perceptível na urina.
- Alta frequência urinária: a vontade muito frequente de urinar, mesmo sem ter bebido muito líquido, é sinal de que há algo errado. Um cálculo que começou a se deslocar do rim para a bexiga é um dos possíveis motivos desse sintoma. Suspensão ou diminuição do jato urinário: também ocorre quando uma pedra obstrui total ou parcialmente uma das vias urinárias.
Além desses sintomas, há ainda outros:
- Náuseas e vômitos: são frequentes sintomas de pedra nos rins. Ocorrem como resposta do organismo à agressão que o deslocamento de uma pedra causa no trato urinário.
- Febre: esse é um dos sintomas mais preocupantes e costuma indicar uma infecção urinária associada aos cálculos renais.
- Dores: essas dores, também em forma de cólicas, podem irradiar-se para os testículos ou para a vagina. Sem dúvida, as piores dores relacionadas aos cálculos renais ocorrem quando há a obstrução de uma via urinária. Dependendo do ponto onde ocorreu essa obstrução, às vezes o paciente tenta fazer força para expelir. Há quem considere essa dor semelhante à dor do parto natural. Além disso, em alguns casos, não é possível expelir dessa forma os cálculos renais, e o paciente precisa ser encaminhado para a cirurgia.
Se você está com algum desses sintomas, marque uma consulta com seu urologista e faça o tratamento adequado.