A importância de beber água para o trato urinário

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Que a água é importante para a nossa saúde e para o nosso corpo, isso não é segredo para ninguém. 70% do nosso corpo é composto dela e ela é necessária para as mais diferentes funções dentro do nosso organismo. Por isso, aposto que você já ouviu falar também dos diversos prejuízos que nosso corpo sofre quando não ingerimos quantidades suficientes.

Um dos principais afetados com essa falta é o nosso trato urinário.

O trato urinário é um importante aparelho do nosso corpo formado pelos rins, ureteres (tubos que transportam urina dos rins para a bexiga), bexiga e uretra, ele é responsável pela produção e eliminação da urina, além de filtração das “impurezas” do sangue que circulam no organismo.

Quando bebemos pouco líquido, principalmente água, alguns dos principais problemas que podem surgir no trato urinário são infecções urinárias e pedras nos rins.

Água como prevenção para infecção urinária

A infecção urinária é caracterizada pela presença de bactérias em qualquer parte do trato urinário, seja rim, ureter e bexiga. E beber pouca água está entre as principais causas desse problema. Isso porque o corpo deixa de produzir urina suficiente para ser eliminada várias vezes ao dia, e com isso, os microrganismos que seriam eliminados por essa urina continuam subindo até à bexiga.

A hidratação, ou seja, tomar quantidades de suficientes por dia, é portanto, uma das principais medidas de prevenção contra as infecções urinárias. Uma média de 2 a 3 litros de água por dia pode prevenir o surgimento da infecção do trato urinário.

A importância da água para o funcionamento do rins

Além do nosso corpo ser composto por mais de 70% de água, alguns órgãos necessitam mais dela para sua manutenção e funcionamento, como é o caso dos rins. Eles chegam a ter mais de 80% de água e dependem desse volume para cumprirem sua função de filtragem do sangue e das impurezas. Se ingerirmos pouco líquido, o rim fica sobrecarregado e não têm mais como realizar bem suas funções. Se a pessoa não toma ela possui pouco líquido nos rins, o que é prejudicial para todo o funcionamento do corpo.

Quando o rim tem que trabalhar com pouca quantidade de urina, ele concentra a urina, como reserva de água, nesses casos a eliminação dos elementos presentes na urina oxalato, cálcio e ácido úrico se tornam mais difíceis, propiciando a cristalização desses elementos e a formação de pedras nos rins por causa deles. Podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o famoso cálculo renal.

Sinais de que você bebe pouca água

Quanto mais água no organismo, mais diluída fica a urina e menor a chance de acúmulo dessas substâncias. Aliás, a concentração da urina é um dos principais indicadores de que a pessoa está ou não bebendo o suficiente.

A coloração ideal da urina é amarelo bem claro. Quando estiver amarelo forte ou mais escura, é um sinal de pouca ingestão de água.

Além da coloração escura da urina podemos perceber outros sinais no corpo quando bebemos pouca água. Por exemplo, urinar poucas vezes – o ideal é de 5 a 7 vezes ao dia, o que não ocorre com pessoas que não estão ingerindo água suficiente.

Precisa ser água?

Quando falamos que a água é necessária e melhora o funcionamento do trato urinário e dos rins as pessoas costumam perguntar: mas só água ajuda? Outros líquidos não?

Sim! Outros líquidos (menos refrigerante) também ajudam, mas sempre recomendamos a água porque ela é a bebida mais “pura” que podemos consumir, e que podemos tomar muito ao longo do dia sem nos preocuparmos. Só faz bem para saúde!

Precisamos melhorar esse hábito nem que seja um pouco. Por exemplo, se você bebe pouca água hoje, tome dois copos a mais amanhã. Manter esse ritmo vai ser de grande melhora para o seu organismo.

Algumas medidas que auxiliam pessoas que não têm o hábito de beber corretamente é sempre levar consigo uma garrafinha cheia. Hoje em dia há inclusive aplicativos de celular que avisam quando beber água. Então não há desculpas para não adotar esse hábito de vez.

Água para eliminar cálculos renais

Quando a pessoa tem cálculos de até 7mm de diâmetro localizado nos rins, ela pode conseguir eliminar essas pedras naturalmente através da urina, sem necessidade de cirurgia. E para isso é necessário ingerir muito líquido!

É claro que os benefícios de beber água não se resumem ao trato urinário, essa hidratação é necessária para todo nosso corpo, para levar nutrientes e nos manter com energia. Mas adotar bons hábitos de consumo com a certeza de que vai evitar muitas doenças nesses órgãos.
Além de tomar água, evitar o sódio e praticar atividades físicas também são outras medidas de saúde que complementarão esses cuidados e farão toda a diferença na vida do paciente.

Leia mais