Aumento da próstata e fertilidade: qual a relação?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Aumento da próstata e fertilidade têm alguma ligação entre si? Fato é que problemas na próstata são muito comuns, atingindo 50% dos homens acima dos 50 anos. No entanto, mais de 50% dos homens não sabe qual a real função da próstata, qual sua importância no sistema reprodutor masculino, como as doenças da próstata podem afetar a sua vida, qual o envolvimento que ela tem com a fertilidade e as capacidades sexuais.

Por isso, resolvi escrever este artigo para esclarecer justamente essas e outras questões sobre a próstata.

Qual a função da próstata no organismo do homem?

Para começar, vamos entender o imenso valor dessa glândula: sua principal função é produzir o líquido seminal. Só nessa frase acima já desmascaramos um engano comum: os testículos não são responsáveis pela produção do sêmen, mas apenas dos espermatozoides, que serão conduzidos pelos ductos deferentes até a vesícula seminal, onde serão misturados ao sêmen, que foi produzido na próstata. Exatamente por isso é que os homens que fizeram vasectomia continuam a ejacular nas suas relações sexuais, mas seu sêmen não contém espermatozoides. Já homens que retiraram a próstata deixam de ejacular.

Por aqui já conseguimos entender uma importante relação entre aumento da próstata e fertilidade: problemas na próstata que venham a prejudicar o processo ejaculatório podem influenciar na capacidade do homem de gerar filhos naturalmente.

Hiperplasia prostática benigna (HPB)

É assim que chamamos o aumento da próstata. Não se trata de um câncer, nem significa que o homem deverá remover a próstata completamente, mas pode ser necessária uma cirurgia para retirar parte da glândula. Esse aumento ocorre em todos os homens a partir dos 40 anos, em maior ou menor intensidade. Ela pode influenciar no sistema urinário, causando diminuição do jato urinário, urgência para urinar, incontinência urinária, entre outros problemas.

Quando esse aumento natural ocorre em maior intensidade, de forma a prejudicar significativamente o dia a dia do homem, é possível que ele precise de um procedimento cirúrgico para retomar a sua qualidade de vida.

“Como isso pode afetar minha vida sexual? Posso ficar impotente?”

O problema antigamente conhecido como “impotência sexual” é hoje chamado de Disfunção Erétil. Trata-se da incapacidade de conseguir ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória. A disfunção erétil pode atrapalhar diretamente o casal que está tentando obter uma gravidez natural. Mas aqui cabe a seguinte pergunta: a HPB causa disfunção erétil? E a resposta é não. Ela não causa, e a cirurgia para remoção de parte dela também oferece um risco praticamente nulo de influenciar na capacidade erétil. Portanto, não é esse o caminho pelo qual o aumento da próstata pode influenciar na fertilidade do homem.

Resumindo

Então, vejamos a real relação entre aumento da próstata e fertilidade: o aumento da próstata é natural e ocorre em todos os homens. Quando ele ocorre em maior intensidade, é possível que o homem precise remover parte da glândula. Quando essa remoção prejudica a produção seminal – e, portanto, prejudica a ejaculação -, o homem pode ficar impossibilitado de engravidar sua esposa naturalmente. Ele não se tornou infértil, pois continua a produzir espermatozoides, mas talvez não consiga introduzi-los no corpo da mulher, devido à deficiência na sua ejaculação. As técnicas de reprodução assistida podem ajudá-lo.

Ficou com alguma dúvida? Marque uma consulta com seu urologista.

Leia mais