É preciso evacuar antes da urodinâmica? Vou lhe explicar dois motivos para isso.
Trata-se de um exame importantíssimo para a detecção de diversas doenças que atingem o trato urinário. A avaliação urodinâmica, também chamada estudo urodinâmico, é um exame longo, que costuma durar entre 45 e 60 minutos e passa por várias etapas. Justamente por isso, precisamos levar em conta alguns fatores prévios que possam favorecer à execução dos testes, e jamais dificultá-los ou nublar os resultados e o diagnóstico.
Para quem indica-se a avaliação urodinâmica?
Para pacientes que não conseguem urinar normalmente. Entende-se por normal a capacidade de eliminar a urina voluntariamente, dentro de limites relativamente amplos, sem incômodos e em qualquer lugar. Se esses pacientes sofrem de algum dos sintomas listados abaixo, o estudo urodinâmico poderá ajudá-lo. São eles:
- Associação de vários sintomas urinários, como incontinência urinária, urgência urinária ou perda involuntária de urina;
- Incontinência urinária recidivante (recaída após certo tempo);
- Pacientes com cirurgia da pelve antecedente;
- Se não se atingiu resultados com o tratamento clínico para incontinência urinária; Pacientes que fizeram radioterapia da região pélvica.
Então, para esses pacientes, é obrigatório evacuar antes da urodinâmica?
Não se trata, na verdade, de algo obrigatório, mas de uma forte recomendação. Para entender o porquê disso, é necessário saber como se faz o exame. Já expliquei com mais detalhes sobre a execução do exame no artigo Repetir a urodinâmica: em quais casos é necessário?
Mas em poucas palavras, o exame se dá da seguinte maneira: na primeira etapa da urodinâmica, que se chama urofluxometria, o paciente deve urinar em um recipiente que está sobre o urofluxômetro. Depois, ele é conduzido a uma maca, onde deve ficar na posição ginecológica para a introdução das sondas uretral e retal. Após as avaliações com essas sondas, elas são retiradas e o paciente urina novamente como se estivesse em sua casa.
Aqui está um dos motivos pelos quais é fortemente recomendado ao paciente evacuar antes da urodinâmica: para que a função da sonda retal não seja atrapalhada de nenhuma forma, o ideal é que a ampola retal esteja esvaziada.
E é só por isso?
Não. Como lhe disse, vou lhe dar dois motivos para evacuar antes da urodinâmica.
Nesse exame, o paciente precisa estar despido diante da equipe médica, e urinar enquanto ela o avalia. Se muitos acham constrangedor ir consultar um urologista ou ginecologista, imagine essa situação. É, naturalmente, muito desconfortável expor dessa forma a sua intimidade diante de pessoas que você nunca viu.
Claro que o importante é focar no resultado! Esqueça, na medida do possível, o embaraço da situação, e pense na solução do problema que levou você ao médico. Certamente, você não deseja passar por esse constrangimento “à toa”, sem que se chegue a resolver o problema. Portanto, o máximo que você puder fazer para que tudo corra bem no exame, faça.
Quando estamos com o desejo de evacuar mas, por algum motivo, não podemos, apenas urinar costuma ser uma tarefa nada fácil. Pode acontecer que, na tentativa de conter a evacuação, você acabe interferindo no jato de urina, fazendo com que o resultado do exame fique menos preciso.
Por isso, sempre se recomenda ao paciente evacuar antes da urodinâmica. Restou alguma dúvida? Converse com seu urologista.