Exames urológicos mais comuns

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

O urologista é um especialista que cuida de diversas áreas do organismo masculino e feminino, que vão desde o trato urinário ao sistema reprodutor masculino. Para isso, durante a prática médica e atendimento aos pacientes realizamos também diversos exames que complementam e fundamentam nossos diagnósticos e ajudam a nortear tratamentos. Conheça alguns desses exames nesse texto.

Avaliação do trato urinário:

Estudo urodinâmico – Exame dividido em várias fases que avalia se a bexiga e o canal da urina (uretra), da pessoa estão conseguindo cumprir bem sua função, o que inclui sua capacidade de armazenamento de urina e esvaziamento correto e normal através da micção. Ele é indicado para pessoas com sintomas e /ou distúrbios de mau funcionamento da bexiga.

Urofluxometria – Nesse exame é medido o volume da urina e a velocidade do jato urinário. Para isso, o paciente urina em um recipiente conectado a um aparelho que registra os dados em um computador, que aponta padrões e possíveis alterações do fluxo urinário.

Cistoscopia – Esse é um dos exames mais realizados por urologistas e trata-se de um exame endoscópico das vias urinárias baixas que possibilita a visualização da uretra e da bexiga e auxilia no diagnóstico e confirmação de doenças do trato urinário.

Biópsias – Biópsias do trato urinário são procedimentos onde o paciente tem uma amostra de tecido ( pequena parte) de algum órgão do seu trato urinário retirada cirurgicamente para ser analisada microscópicamente e assim ajudar a compor diagnóstico de possíveis doenças.

Biópsias do rim, por exemplo, são feitas em casos de lesões renais agudas. Já as biópsias da bexiga ajudam a diagnosticar câncer nesse órgão.

Ultrassonografia, Tomografia ou Ressonância de trato urinário – são exames de imagem do trato urinário, que permitem ao médico ver as estruturam e os órgãos do sistema urinário do paciente e dessa forma identificar problemas como cálculos renais, infecção urinária, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina) e doença policística renal, entre outros.

Avaliação da próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino responsável por produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, e, é também, um dos principais órgãos de competência do urologista.

Por isso, cabe ao urologista realizar os exames de avaliação da próstata, entre eles:

Dosagem de PSA – O Antígeno Prostático Específico (PSA), é uma enzima produzida pela próstata, presente no sangue, cuja a concentração pode aumentar devido à alguns problemas na próstata, como: micro traumas na região, infecção urinária, retenção urinária, aumento benigno da próstata e câncer.

Ultrassonografia prostática transretal – Esse é um exame de imagem feito através do reto que permite ao médico identificar alterações ou lesões na próstata que podem ser indicativos de infecção, inflamação ou câncer.

Biópsia da próstata – É um procedimento no qual, através do reto, se recolhe com uma agulha guiada por sonda amostras de tecido da próstata do paciente para exame. Geralmente ela é recomendada quando não se é possível confirmar o câncer na próstata de outra forma.

Avaliação de lesões penianas e de testículos

Além da próstata, o médico urologista também trata de doenças do pênis e testículo, e por isso também realiza exames nesses órgãos.

Peniscopia – Trata-se de um exame de diagnóstico de lesões e/ou alterações do pênis que não são visíveis a olho nu. É um procedimento indolor feito com a ajuda de um peniscópio, aparelho com lentes capazes de aumentar até 40 vezes a imagem da região, e costuma ser indicada para a investigação de HPV, herpes e outras infecções genitais.

Biópsia de pênis – Biópsias do pênis geralmente são feitas quando há alguma alteração na pele dessa região que já foi investigada e não descobriu-se a causa. Nesse procedimento, retira-se um pedacinho de pele para ser analisado. É geralmente um exame solicitado em caso de suspeita de câncer nessa região.

Ultrassonografia de pênis – A ultrassonografia é feita pela avaliação com um aparelho de ultrassom das estruturas internas e do fluxo sanguíneo do pênis, que é induzido à ereção através de injeção para realização do exame.

O objetivo da ultrassonografia na maioria das vezes é ver se o paciente tem alguma fratura peniana, ou avaliar casos de doenças como a doença de peyronie, que é um curvamento anormal do pênis.

Ultrassonografia doppler de escroto (ultrassom dos testículos) – é um exame de imagem semelhante ao ultrassom feito em outras partes do corpo, que nesse caso tem como objetivo a avaliação dos testículos e investigação de alterações anatômicas e funcionais desses órgãos. Avalia torção no testículo, por exemplo.

Exames e avaliação de fertilidade masculina

Urologistas são os especialistas que acompanham homens com quadros de infertilidade pelas mais diversas causas. E alguns dos exames que integram a avaliação da fertilidade masculina são:

Espermograma- Este é um dos exames mais comuns de avaliação da fertilidade e também um dos mais simples. Nele é medida a quantidade de espermatozoides presentes em uma amostra de sêmen coletada pelo paciente.

Teste de capacitação espermática – É um exame complementar ao espermograma que avalia a qualidade dos espermatozoides.

Leia mais