O questionamento se a fimose causa câncer é compreensível. Já que essa condição se refere a uma aparente deformidade no pênis, muitos homens a associam à possibilidade do desenvolvimento de alguma doença mais grave, como o câncer.
Para podermos analisar objetivamente essa questão, vamos entender, primeiramente, em que consiste a fimose. Depois disso, veremos algumas características do câncer de pênis para, enfim, compreendermos a relação entre os dois.
Fimose
A fimose é uma condição comum em meninos recém nascidos, que tende a desaparecer com o tempo. De modo geral, o excesso de pele regride até os 5 primeiros anos de vida. Quando isso não acontece, pode-se recomendar a intervenção cirúrgica. Os pais devem, nesse caso, procurar um urologista para obter melhores informações.
Nas crianças, a fimose pode causar dores e inflamações, que podem ser recorrentes nos adolescentes também. Em homens adultos, essa condição pode prejudicar seu desempenho sexual, além de causar outras consequências. Um dos principais problemas da fimose é que ela dificulta a adequada higienização do pênis. Convém entender bem sobre esse assunto. Já vamos descobrir se a fimose causa câncer de pênis.
E em que consiste esse câncer?
Trata-se de um tumor raro, de maior incidência em homens com idade acima dos 50 anos, embora também possa atingir homens mais jovens. O sinal mais comum do desenvolvimento dessa doença é uma ferida ou úlcera persistente no órgão, ou também, uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. A presença desses sintomas associada ao esmegma – secreção branca no pênis – pode ser indicativo de câncer, e convém que seja analisada por um urologista.
Além disso, o aparecimento de ínguas na virilha (gânglios inguinais) também pode estar relacionada ao câncer de pênis. É de extrema importância conhecer bem os sintomas, bem como consultar regularmente o seu urologista, a fim de detectar precocemente quaisquer sinais de câncer. Afinal, sabemos que, quanto mais cedo se chegar a um diagnóstico claro, maiores são as chances de vencer a batalha contra qualquer tipo de câncer.
No entanto, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não há evidências de que realizar o rastreamento do câncer traga reais benefícios ao indivíduo. Exame de rastreamento é aquele que procura sinais de câncer quando não há nenhum sintoma e o paciente não faz parte de nenhum grupo de risco.
E quais são os fatores de risco do câncer de pênis?
Baixas condições socioeconômicas e de acesso à informação é um deles. Infecção pelo vírus HPV (papiloma vírus humano) também. Mas os que quero ressaltar são estes: má higiene íntima e estreitamento do prepúcio. Uma característica própria da fimose e uma de suas formas de afetar o homem.
E então? Fimose causa câncer? Diretamente, não. Mas ela se enquadra como um importante fator de risco para o câncer. Visto que ela prejudica a qualidade da higiene íntima, o pênis fica exposto a fungos e bactérias que podem ocasionar muitas doenças. Veja neste artigo de que outras formas a fimose afeta a saúde masculina.
O excesso de pele e sua dificuldade de retração geram um ambiente favorável para agentes prejudiciais à saúde do homem. Se você ou seu filho tem fimose, procure o seu urologista e consulte as opções de tratamento. Aproveite que está aqui no site, e leia mais sobre urologia.