A avaliação urodinâmica ou estudo urodinâmico é uma ação conjunta de vários exames que ajudam a diagnosticar problemas no trato urinário inferior. De maneira geral, os resultados são fornecidos logo após os exames.
Já expliquei detalhadamente aqui no site quais exames compõem a avaliação urológica, são eles: urofluxometria, cistometria e estudo miccional. É interessante também sabermos quais as indicações para essa avaliação.
Indicações do estudo urodinâmico
Estes exames ajudam o urologista no diagnóstico de doenças que afetam a bexiga, sua capacidade de armazenamento e micção. Algumas doenças que este estudo ajuda a diagnosticar:
- Incontinência urinária
- Retenção urinária
- Infecções urinárias de repetição
- Doenças neurológicas
- Hiperatividade vesical
- Aumento da próstata
- Esses exames avaliam a capacidade de esvaziamento da bexiga, sua sensibilidade, o volume de enchimento máximo, suas propriedades elásticas e a presença de contrações involuntárias.
Deve ser realizada alguma preparação para o exame?
Para os adultos, não é necessário nenhum tipo de preparação. Para as crianças, a preparação envolve a idade da criança. O urologista indicará o que é melhor para cada caso.
Posso sentir dor durante o exame?
Estes exames que compõem a avaliação urodinâmica são indolores. Entretanto, alguns pacientes podem sentir necessidade urgente em urinar, dor na bexiga, náuseas, suores e até vômitos.
Após o exame, o paciente pode sentir um leve desconforto ao urinar. Indica-se que o paciente aumente a ingestão de líquidos logo nas primeiras horas após o exame, pois isso ajuda a aliviar o desconforto. Além disso, é indicado que o paciente tome um banho ou coloque um pano morno sobre a entrada da uretra.
Nos casos em que há sinais de infecção após o exame, o médico indicará a utilização de antibióticos por um breve tempo.
Existem limitações para o estudo urodinâmico?
Sim. Pois o estudo urodinâmico tenta replicar os sintomas do doente para poder auxiliar o médico no diagnóstico. Como já mencionei aqui no site, um fator importante que precisa ser levado em consideração é o emocional. Porque o paciente pode se sentir constrangido ao realizar a avaliação urodinâmica, impossibilitando que os resultados sejam os mais corretos possíveis.
Fatores psicológicos como o estresse, timidez, constrangimento, alterações farmacológicas e outras situações podem alterar os resultados do estudo.
Quanto tempo dura o estudo urodinâmico?
Em média, o estudo urodinâmico dura entre 45 a 60 minutos, podendo chegar até 90 minutos de avaliação em alguns casos. Para a realização da avaliação urodinâmica, é necessário que o paciente tenha ingerido ao menos dois litros de água antes do exame. O paciente não deve deixar de tomar os seus medicamentos (para diabetes, pressão, etc), além disso, não deve comparecer em jejum. Da mesma forma, deve levar os seus últimos exames de urina, ou seja, os mais recentes que tiver.
Essas são apenas algumas indicações. Lembre-se de seguir fielmente as instruções do seu médico urologista, para que o resultado dos exames ajude o médico a chegar a um diagnóstico conclusivo. Aproveite que você está aqui e leia mais artigos sobre o aumento benigno da próstata e outras curiosidades sobre as pedras nos rins. Em caso de dúvidas, marque uma consulta com seu urologista.