O esforço físico na medida adequada faz bem para nosso organismo como um todo. Serve tanto para manter a saúde quanto para recuperá-la. Muitos pacientes com pedras nos rins (cálculo renal) têm dúvidas se lhes é recomendado praticar esportes ou mesmo cumprir os esforços que o dia a dia lhes exige: o transporte até o trabalho, carregar peso, trabalhar de pé, pegar o filho no colo, etc. Por isso, resolvi escrever este artigo sobre pedra nos rins e esforço físico.
Não há contra-indicações para a prática esportiva. No entanto, é importante que o paciente que trata cálculos renais tome alguns cuidados com o esforço físico, para que ele não prejudique o tratamento nem cause complicações.
Quando praticar esforço físico?
Recomenda-se que você pratique esforço (seja esportivo ou cotidiano) nos momentos livres de dor. Como sabemos, os cálculos renais costumam causar dores muito intensas, quase insuportáveis. Nesses momentos de crise, o ideal é que você se resguarde, ao menos até aliviarem os sintomas. Entretanto, também não quer dizer que nos momentos sem dor você esteja liberado para atividades muito intensas.
É como eu disse no início do artigo: a atividade física deve ser moderada, adequada às suas capacidades e objetivos. Se sua saúde já está debilitada pelos cálculos renais, por exemplo, não lhe fará bem uma atividade que exija demais das suas forças e da sua resistência. O ideal é sempre programar a sua prática esportiva com o auxílio de um profissional da área, para que você possa colher os melhores frutos da sua atividade.
Além disso, a prática regular de exercícios está associada a uma melhora do metabolismo. Isso ajuda o seu corpo de duas formas: diminui a produção de novas pedras, e contribui para que as pedras existentes não cresçam. Como você pôde ver até aqui, pedras nos rins e esforço físico não são inimigos, só precisam de uma dose de harmonia.
Que outros cuidados o paciente deve tomar?
Uma boa alimentação e hidratação também são indispensáveis para a saúde. Eles ajudam a manter os rins (e o corpo todo, na verdade) no seu melhor funcionamento possível, visto que estão afetados pelos cálculos. Para saber um pouco mais sobre cálculos renais e suas consequências possíveis, leia também este artigo. E aqui há algo importantíssimo, que você não deve descuidar: alguns exageros na prática esportiva podem causar complicações nos rins. Entre elas, a rabdomiólise.
Esse problema ocorre quando há um dano muscular severo, que leve à liberação de conteúdo intramuscular na corrente sanguínea. Algumas dessas substâncias liberadas, como a mioglobina, podem ser prejudiciais aos rins. Elas podem desencadear um quadro de insuficiência renal aguda, condição grave e potencialmente fatal. Esse dano muscular pode ocorrer com qualquer pessoa e prejudicar os rins. No entanto, como o paciente com cálculos renais já apresenta uma debilidade nesses órgãos, a rabdomiólise torna-se uma ameaça maior.
E então, doutor, o que eu faço?
Pedras nos rins e esforço físico podem coexistir. No entanto, você precisa manter um acompanhamento com o seu urologista, além de contar com o auxílio de um profissional de educação física, por exemplo. É importante estabelecer um progresso gradual nas suas atividades, de modo que elas não lhe causem risco e lhe tragam o máximo de benefícios.
Se você ficou com alguma dúvida, marque uma consulta com o seu urologista.