Sangramento na próstata: saiba o que pode causar esse sintoma

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

A urina é, em geral, um líquido transparente, mais claro ou mais escuro, a depender de diversos fatores. No entanto, se você percebe a presença de sangue nela, é natural que surja uma certa preocupação. E não sem motivo. Na verdade, o sangue na urina pode ser consequência de sangramento na próstata, na bexiga, na uretra, nos rins, ou em qualquer parte do sistema urinário e reprodutor.

Por isso, resolvi escrever este artigo sobre o sangramento na próstata e os seus possíveis significados.

Onde fica a próstata?

Para entendermos o sangramento na próstata, primeiro precisamos saber onde ela fica. A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada abaixo da bexiga. Essa glândula é atravessada pela uretra. É pela uretra que o corpo elimina a urina e o sêmen. Por isso, sangramentos percebidos em qualquer um desses dois fluidos podem ser oriundos da próstata. Ainda sobre a anatomia dessa glândula, vale ressaltar que ela é altamente vascularizada. Portanto, quando há no organismo alguma tendência de sangramento, é comum que um dos focos seja ela.

É natural que a próstata cresça com o avançar da idade do homem. Logo, aumenta também a sua vascularização. Por isso, o paciente que sofre com Hiperplasia Prostática Benigna tem maiores chances de encontrar sangue na urina.

E o que mais pode causar sangramento na próstata?

Esse sangue pode ser um sinal de diversas doenças do aparelho urinário ou reprodutor. Mas, não somente deles. Outros pacientes que podem apresentar esse sintoma são aqueles que sofrem de Hipertensão Arterial. À primeira vista, você pode pensar que não há ligação nenhuma entre essa doença e esse sintoma. “Como o coração pode influenciar a próstata?” Mas, a hipertensão é uma doença cardiovascular. Ou seja, o paciente hipertenso sofre com uma maior pressão nos seus vasos sanguíneos. Essa pressão pode causar sangramentos diversos, em virtude do estouro de algum pequeno vasinho sanguíneo.

Como eu disse acima, a próstata é muito vascularizada. Portanto, a pressão arterial elevada pode fazer com que algum desses vasos se rompa, causando sangramento. Isso demonstra a importância de manter essa doença bem controlada com as medicações prescritas pelo médico.

Além disso, pacientes que utilizam medicamentos que afinam o sangue, como o clopidogrel ou o marevan, também podem apresentar esse sintoma. Com o sangue mais fino, algum sangramento que seria pequeno, até mesmo imperceptível, pode se tornar mais significativo.

Pacientes com malformações congênitas na vascularização da próstata também podem apresentar esse sintoma. No entanto, esses casos são pouco comuns.

Outras doenças da próstata que podem causar sangramento

As infecções ou inflamações da próstata (prostatites) também são capazes de causar sangramento. E por fim, mas não menos importante, há ainda uma doença a se considerar: o câncer de próstata. Embora menos comum de causar sangramento, o câncer precisa ser descartado através do diagnóstico diferencial. De modo especial, em homens com mais de 40 anos de idade.

Na imensa maioria dos casos de sangramento na próstata, o câncer não é o motivo, mas é a mais importante possibilidade. Por isso, o médico sempre deverá avaliar o paciente de modo a excluí-la.

Ficou com alguma dúvida? Marque uma consulta com o seu urologista.

Leia mais