Fazer a avaliação urodinâmica em crianças é algo totalmente viável, mas requer a atenção do urologista, da equipe médica e, especialmente, dos pais ou responsáveis para alguns detalhes importantes. Um deles é fazer com que a criança se sinta o mais à vontade possível.
Sabendo que a urodinâmica não é um exame simples de se fazer, pois envolve muito o psicológico do paciente, é necessária uma dedicação acima da média, para que a criança se sinta mais confortável. Afinal, não queremos que esse momento seja uma tortura para nossos pequenos. Além disso, a dispersão ou a não-colaboração da criança podem tornar o exame inconclusivo.
Exames em crianças
De modo geral, os consultórios e clínicas médicas devidamente preparados para acolher crianças são personalizados para elas: brinquedos, cores diferentes e desenhos nas paredes ajudam muito. Mas mesmo um consultório mais “neutro”, por assim dizer, pode oferecer à criança um ambiente muito confortável. Isso depende, é claro, da habilidade da equipe médica e dos pais da criança.
Aqui vão algumas dicas que você pode seguir para facilitar a execução do exame:
- Roupa confortável: dê preferência a roupas leves e fáceis de tirar. Se possível, evite o jeans;
- Leve um cobertor: consultórios médicos, às vezes, são bem frios. Separe um cobertorzinho leve e fácil de transportar, para que seu pequeno não se inquiete com as baixas temperaturas;
- Um brinquedo sempre ajuda: se seu filho tem um bichinho de pelúcia ou um boneco preferido, leve-o consigo. Certamente, isso ajudará a manter a atenção da criança na brincadeira e desfocar do incômodo do exame.
Outra dica importantíssima para que a urodinâmica em crianças corra bem: ensine-o a focar no resultado. Se ele está fazendo esse exame, com certeza algo não vai bem no seu trato urinário. Então, ajude-o a ver que o exame vai mostrar onde está o problema; que o médico está ali para ajudá-lo; que, tão logo seu problema de saúde receba o tratamento, ele poderá retornar às suas aventuras e brincadeiras…
Esse aprendizado, na verdade, fará bem para seu filho por toda a vida, pois em qualquer desafio que ele enfrentar, focar no resultado sempre será um bom motivador.
Explique para ele como será o exame
A urodinâmica em crianças se dá da mesma forma que em adultos, embora o consultório costume marcar dois horários seguidos na agenda. Fazemos isso porque a colaboração da criança é sempre um tanto imprevisível. Pacientes com necessidades especiais também merecem da equipe médica uma dedicação maior.
Você pode explicar para seu filho como se fará o exame. E pode transformar esse momento em uma história de herói!
Na primeira parte do exame, onde ele terá que urinar em um recipiente, faça-o imaginar que há uma cidade pegando fogo, e ele é o bombeiro que precisa apagar o incêndio.
Na segunda parte, ele será colocado na maca e receberá uma sonda na uretra e outra no reto. Essa fase terminará quando ele não aguentar mais a vontade de fazer xixi. Diga que ele foi capturado pelos malfeitores que incendiaram a cidade, foi amarrado e só poderá sair dali quando o caminhão de bombeiros estiver cheio de água de novo (só não deixe-o se debater para “libertar-se das correntes”…)
Na terceira e última parte do exame, retiram-se as sondas e ele poderá urinar normalmente. Diga a ele que chegou um amigo, o libertou das correntes, e ele pode novamente apagar o fogo da cidade.
É claro que essa proposta lúdica não funciona para todas as idades, mas serve de exemplo para que você crie sua própria estratégia. Aqui no site, você encontra mais conteúdos sobre urologia. Acesse e se informe.