Você sabe quais doenças o urologista trata?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Apesar de muitas pessoas ainda não terem o hábito de irem regularmente ao urologista, a nossa especialidade é responsável por cuidar de vários órgãos e regiões específicas tanto do organismo feminino quanto do masculino, além de atuar na prevenção e tratamento de diversas doenças.

Em resumo podemos dizer que os urologistas são os médicos responsáveis e capacitados para cuidar dos rins, bexiga, ureteres e adrenais de homens e mulheres. Além da próstata, pênis, testículos, epidídimos, ductos deferentes e vesículas seminais dos homens.

Estar em dia com o urologista é importante para todos para prevenir doenças nesse órgão, especialmente se a pessoa já teve ou tem tendência a ter problemas nessas regiões. E no caso dos homens, consultas com o urologista fazem parte do acompanhamento regular que ele deve manter ao longo de todas as fases de sua vida.

Doenças tratadas pelo Urologista- Cânceres

Cânceres que acometem os órgãos que são de cuidado do urologista estão entre as doenças que tratamos. Entre os principais tipos podemos citar:

Câncer de próstata
É considerado a segunda causa de morte por câncer entre os homens e é uma das principais doenças diagnosticadas e tratadas pelos urologistas. Ele é especialmente mais comum e frequente em homens após os 50 anos e pode ser prevenido através do exame de toque retal, também feito pelo urologista.

Câncer renal
Por não ter sintomas tão aparentes, na maioria das vezes só é descoberto através de exames urológicos de rotina e deve ser diagnosticado precocemente, pois isso aumenta as expectativas de tratamento.

Câncer de bexiga
O câncer de bexiga é um dos tumores mais frequentes, sendo o segundo mais tratado por urologistas. Ele pode ser detectado a partir da investigação de sangue na urina.

Além desses, o urologista também trata vários outros cânceres urológicos como: de pênis, testículos, pelve e ureter.

Doenças urológicas em homens e mulheres

Algumas doenças urológicas, além do câncer, acometem tanto homens quanto mulheres e também são tratadas pelo urologista. Entre elas:

Pedras nos rins/ cálculos urinários
São uma das condições urológicas mais clássicas, resultantes de formações de cristais de oxalato, ácido úrico e cálcio na urina. Elas podem ser diagnosticadas e tratadas pelo urologista. Seja através de medicamentos e orientações de cuidados ou através de cirurgia.

Incontinência masculina e feminina
Urologistas são capacitados para tratar a incontinência urinária tanto masculina quanto feminina, mas o tratamento varia conforme a causa de cada incontinência urinária. E também cabe ao urologista nesse caso orientar sobre as medidas de prevenção desse problema, como evitar o consumo de álcool e bebidas com cafeína, não fumar e manter em controle o diabetes.

Além disso, o urologista também trata inflamações e infecções que acometem tanto homens quanto mulheres. Como pielonefrite e cistite.

Doenças Masculinas

Para o homem ir ao urologista com frequência equivale ao que é para a mulher ir ao ginecologista, isso porque, o urologista é capacitado para tratar a saúde e os órgãos próprios do organismo masculino. Nesse sentido, há várias doenças masculinas que nós urologistas tratamos. Entre elas podemos destacar:

Aumento benigno de próstata
A hiperplasia prostática benigna (HPB), é um aumento não maligno da próstata, não é câncer, porém é bastante frequente em homens idosos. Esse aumento, por conta da proximidade da próstata com a bexiga, pode causar dificuldades para urinar. Sendo este o primeiro sintoma da doença.

A HPB pode ser diagnosticada com toque retal e dosagem de PSA e tratada de forma simples quando descoberta precocemente.

Disfunção erétil
A disfunção erétil é uma incapacidade do homem de conseguir obter e manter uma ereção do pênis suficiente que possibilite uma atividade sexual. Ela pode ser causada tanto por uma doença física quanto psicológica e cabe ao médico urologista realizar desde testes de ereção, até exames de sangue e histórico do paciente, para dar um diagnóstico de impotência sexual mais completo, com causas e tratamentos – que variam.

Algumas opções de tratamento incluem medicamentos que estimulam a ereção, prótese peniana, injeção no pênis e procedimentos cirúrgicos.

Infertilidade masculina
A infertilidade é um problema que infelizmente nem sempre é diagnosticado, Quando um casal é infértil é preciso examinar os dois, fazer avaliações completas para apontar a causa da dificuldade para engravidar.

O urologista é o profissional indicado para diagnosticar a causa da infertilidade masculina e então executar o tratamento, levando em conta a causa do problema.

Outras doenças

O urologista também trata inflamações e infecções no pênis, como balanite, postite, balanopostite, infecção por candidíase e ISTs, Infecções Sexualmente Transmissíveis, como gonorreia e clamídia.

Além dessas, tratamos também:

  • Fimose: estreitamento do prepúcio (pele que recobre o pênis) sobre a glande
  • Insuficiência Renal;
  • Bexiga Hiperativa;
  • Bexiga Baixa;
  • Parafimose;
  • Hidronefrose;
    e outras.

Sempre que surgir um sintoma de alerta para doenças nos rins, bexiga, ureteres, próstata, pênis, testículos, epidídimos e ductos deferentes, o urologista deve ser consultado. Além disso, os homens devem se lembrar da importância de fazer o acompanhamento com esse especialista sempre! São medidas de cuidado e prevenção de saúde necessárias!

Leia mais