Infecção Urinária

A infecção urinária afeta ambos os sexos. Mesmo que o número de casos seja maior em mulheres, sobretudo pelo fato de possuírem menor extensão da uretra do que os homens, eles também devem prevenir-se contra esse problema, principalmente quando já apresentam doença prostática.

A infecção pode acometer o trato urinário baixo, recebendo o nome de cistite. Pode também afetar o trato urinário alto, sendo chamada de pielonefrite. Essa última é, geralmente, causada por uma cistite não tratada ou tratada inadequadamente. Esse quadro causa diferentes sintomas, tais como dor contínua nas costas, febre, mal-estar, entre outros. Além disso, essa condição pode trazer complicações como sepse (infecção generalizada) e até óbito.

O tratamento depende da pessoa afetada (idosos, mulheres gestantes, adultos, crianças), do agente infeccioso, e da própria evolução do quadro clínico. Assim, o médico baseia-se em dados laboratoriais e clínicos para indicar o tratamento mais assertivo.

Também vale destacar que algumas mulheres apresentam quadros recorrentes, ou seja, infecção de urina de repetição. Essas pacientes precisam de tratamento especial, mas podem controlar o problema e melhorar sua qualidade de vida.

Ao perceber o aparecimento de sintomas como dor ou urgência para urinar, ou aumento da frequência de idas ao banheiro, agende sua consulta!