Um casal é considerado infértil quando não consegue engravidar no período de um ano sem uso de nenhum tipo de contracepção. Estima-se que de 10 a 20% dos casais, de qualquer raça ou etnia, sejam inférteis. Até 30% dos casos são causados por fatores masculinos.
Esses fatores podem incluir doenças neurológicas, traumas testiculares, doenças sexualmente transmissíveis, criptorquidia (testículo não descido), varicocele, prostatite, uretrite, obstrução do canal por onde passam os espermatozoides, entre outros. Há também fatores hormonais ou genéticos.
Tratamentos como a quimioterapia e radioterapia, uso de drogas e estresse elevado também influenciam na fertilidade masculina. Mas você não precisa abandonar seu desejo de ter filhos, pois existe tratamento para esses problemas. Busque ajuda com um profissional de urologia e corra atrás do seu sonho.
Dr. Alessandro Prudente é médico urologista, atua em Itajaí – SC. Membro Especialista da Sociedade Brasileira de urologia, Atua nos mais diversos procedimentos de cirurgia.