Estudo Urodinâmico Completo

O que é estudo urodinâmico completo (EUC)?

O estudo urodinâmico completo (EUC) é um exame realizado com o objetivo de avaliar a função da bexiga e do canal da urina (uretra), através da medida de pressão nesses órgãos e do fluxo da urina. Esse manual reúne informações sobre o exame e de como se preparar para o ele.

 

Em que situações o estudo urodinâmico completo deve ser realizado (indicações)?

Esse exame é solicitado principalmente para:

– Mulheres com incontinência urinária (perda de urina) ou infecções urinárias de repetição

– Homens com doenças prostáticas e dificuldade para urinar

– Adultos e crianças com doenças neurológicas

 

Quais são as fases do estudo urodinâmico completo?

O EUC é composto de três fases:

  • Urofluxometria: É a medida do fluxo de urina (força do jato da urina).
  • Cistometria (Enchimento): Avaliação da função da bexiga e da uretra (canal da urina) durante o enchimento da bexiga com soro fisiológico.
  • Pressão-Fluxo (Esvaziamento): Avaliação da função da bexiga e da uretra durante o seu esvaziamento, ou seja, no momento que estamos urinando (fazendo xixi).

Como o estudo urodinâmico completo é realizado?

– Entrevista inicial: Logo antes do exame, o paciente faz uma consulta inicial (enfermeiro ou médico) na qual sintomas urinários atuais, suspeita de infecção e indicação do exame são reavaliados. Depois, cada etapa do exame é relembrada e as dúvidas podem ser retiradas. Paciente será encaminhado para trocar de roupa e vestir um avental da clínica.

– 1ª etapa – Fluxometria: O paciente é orientado a beber água e avisar quando estiver com a bexiga confortavelmente cheia, para ser encaminhado para realização da primeira fase: avaliação do jato de urina sem sondas.

– 2ª etapa – Passagem de sondas: Com o paciente deitado na mesa do exame, o médico fará um breve exame interno e depois serão passadas sondas (tubos finos) na bexiga e no canal das fezes (esses tubos nos permitem tomar medidas de pressão). Após essa etapa, paciente volta para a cadeira de exame para iniciar a próxima etapa.

3ª etapa – Calibragem da pressões: Nesse momento, médico e enfermeira irão fazer ajustes no aparelho para verificar a adequada medida das pressões na bexiga e no canal. Você será instruído a tossir para testar o aparelho, algumas vezes.

– 4ª etapa – Enchimento da bexiga. Sua bexiga será lentamente preenchida com fluido (soro fisiológico) através do tubo até sentir-se cheio. Você irá ser solicitado a tossir várias vezes durante o teste.Tudo o que sentir (vontade de fazer xixi, dor, sensação de peso, etc, devem ser relatado ao médico). Quando você sentir a bexiga cheia, fará alguns testes como tossir, ou fazer pressão na barriga. Além disso, pode ser solicitado para sentar ou levantar da cadeira de exame.

– 5ª etapa – Esvaziamento da bexiga. Nesse momento, os examinadores sairão da sala e o paciente pode esvaziar a bexiga (fazer xixi) usando as sondas para medir as pressões e evitando fazer força na barriga para urinar.

– 6ª etapa – Medida de resíduo. Após terminar de urinar, a enfermeira irá verificar se sobrou algum líquido em sua bexiga e depois irá retirar as sondas e você será encaminhado para trocar de roupa e aguardar o laudo do seu exame.

Observação: Algumas vezes, é necessário repetir alguma das etapas descritas anteriormente, para obter um melhor resultado do seu exame.

Além disso, durante todo o teste, um médico e uma enfermeira ou técnico estarão com você. Fique tranquilo. Eles responderão suas perguntas e informarão o andamento do teste.

 

Existem riscos associados ao ECU?

É bastante comum a ligeira experiência de ardor ou queimadura ao urinar nas primeiras vezes depois de seu teste. Você também pode achar que está urinando mais do que o habitual. Isso é muito comum e nada para se preocupar pois resolve-se nas primeiras 12 – 24 horas após o teste. Beber mais líquidos pode ajudar. Apenas cerca de 5 em cada 100 pessoas que realizam esse teste desenvolvem uma infecção urinária posteriormente. Ocasionalmente, algumas pessoas também veem uma pequena quantidade de sangue na urina após o teste. Isso também se resolverá espontaneamente, não se preocupe. Se estes sintomas persistirem, você pode, de fato, ter desenvolvido uma infecção urinária e, então, deve procurar um médico. Em caso de dúvidas, escreva para urologiahojeemdia@gmail.com ou procure o seu médico para aconselhamento.

 

Quanto tempo leva um ECU?

Você deve reservar cerca de 2 horas para o teste.

Quais os preparos necessários para um ECU? (Leia com atenção!)

– Você pode comer e beber normalmente, não precisa jejum. Se possível, venha para o exame com sua bexiga confortavelmente cheia.

– Informe-nos, já na sua entrevista inicial, se você está tomando algum comprimido para sua bexiga, pois pode ser que seja necessário parar estes medicamentos uma semana antes do exame.

– Traga sua lista de remédios de uso contínuo (remédios usados diariamente para qualquer doença) pois nós vamos perguntá-lo sobre eles.

– Traga todos os seus exames mais recentes (últimos 6 meses), principalmente aqueles relacionados à urina, bexiga e próstata.

– Se você achar que está no dia do exame com uma infecção urinária, por favor  informe à enfermeira já na entrevista inicial  para que as devidas providências possam ser tomadas.

– Traga, por favor, o Diário da bexiga (Diário Miccional, que foi enviado após o agendamento do exame) já preenchido e entregue na entrevista inicial.

– Não existe uma vestimenta apropriada para o exame. Venha com roupas confortáveis e lembre que você será instruído a retirar a parte de baixo das roupas e substituí-las por um avental da clínica.

Quando receberei o laudo do exame realizado?

Salvo se houver alguma intercorrência, os laudos dos EUCs são entregues pelo médico poucos minutos após o fim do exame, quando ele fará uma breve explicação do resultado e também entregará uma receita com medicamentos a serem usados após o exame para evitar infecção ou dor.

Estudo Urodinâmico

E-book grátis

AGENDE

SUA

CONSULTA

UROLÓGICA