A Hidrocele é uma doença caracterizada pelo acúmulo de fluidos na membrana que reveste o testículo. Pode interferir na qualidade de vida do paciente e até mesmo o desenvolvimento dos seus órgãos sexuais, quando afeta o bebê recém-nascido.
Trata-se de uma doença silenciosa que, por vezes, é diagnosticada tardiamente, o que pode prejudicar o tratamento. O homem pode apalpar seus testículos para verificar diferenças de tamanho, presença de veias maiores que o normal ou dor. Mas o modo mais seguro e eficaz de diagnosticar a Hidrocele é consultando o seu urologista.
Para tratar a Hidrocele, nos casos em que o acúmulo de líquidos não desaparece sozinho ou quando afeta a qualidade de vida do paciente, é feita a hidrocelectomia. Esse procedimento aspira os fluidos em excesso nos testículos, e a doença não se manifesta novamente depois dele.
Converse com seu urologista de confiança e tire todas as suas dúvidas.
Dr. Alessandro Prudente é médico urologista, atua em Itajaí – SC. Membro Especialista da Sociedade Brasileira de urologia, Atua nos mais diversos procedimentos de cirurgia.